- Auxina: é um hormônio produzindo pelas células meristemáticas, principalmente na ponta do caule. Nos caules e raízes jovens a auxina estimula a produção de uma enzima que quebra as ligações entre os filamentos de celulose, o que enfraquece a parede celular, e a célula expande-se por causa da pressão osmótica dos vacúolos. Dessa forma, caso esteja sob estímulo de uma concentração adequada de hormônio, a célula alonga-se mais durante o crescimento. Além disso, a auxina estimula o desenvolvimento dos frutos.
- Citocininas: substâncias produzidas por tecidos em crescimento e capazes de estimular a divisão celular. Elas estimulam o crescimento das gemas axilares ou laterais. Agem ainda na germinação da semente e retardam o envelhecimento das folhas.
- Giberelinas: hormônios produzidos pelas raízes e folhas jovens, que estimulam com grande intensidade e rapidez o crescimento de caules e folhas, mas sem muito efeito no desenvolvimento das raízes. Assim como as auxinas, as giberelinas promovem o crescimento dos frutos e, por isso, são utilizadas comercialmente para aumentar o tamanho de alguns frutos sem sementes, que se formam sem fecundação.
- Etileno: substância gasosa e incolor produzida por vários órgãos vegetais, que se espalha pelos espaços intracelulares e está ligado à abscisão e ao amadurecimento dos frutos. Ao espalhar-se pelo ar, estimula o amadurecimento de frutos vizinhos, provocando uma reação em cadeia. A morte das células ou a queda das folhas e dos frutos não significam necessariamente um prejuízo para a planta. No outono as folhas perdem a clorofila e mudam de cor por causa de outros pigmentos, responsáveis por tonalidades alaranjadas e avermelhadas. A queda é provocada por uma camada de células (camada de abscisão) que se forma na base do pecíolo. Os glicídios da parede celular dessa região são digeridos por enzimas e ela enfraquece, o que provoca a queda da folha pelo próprio peso ou pela ação do vento.
Fontes consultadas:
Livro: Biologia Hoje / Sérgio Linhares, Fernando Gewandsznajder. -- São Paulo: Ática, 2010. Primeira Edição.
Imagens: https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi
Imagens: https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi
Nenhum comentário:
Postar um comentário